Ulnar no Punho

Félix Guyon, em 1861, urologista Francês, descreveu pela primeira vez, o espaço onde passa o nervo ulnar e o pedículo vascular na palma da mão. Este espaço passou a ser conhecido como Canal de Guyon.

Hunt, em 1908, descreveu pela primeira vez, uma paralisia do ramo motor do nervo ulnar, provocado por traumatismo na palma da mão.

A causa mais freqüente de compressão do nervo ulnar no canal de Guyon é o cisto sinovial. Os traumatimos se constituem a segunda causa mais freqüente de compressão do nervo ulnar. Dentre eles se encontra as fraturas do 1/3 distal do rádio, fraturas dos ossos do carpo (fratura do osso ganchoso), fratura-luxação carpo-metacarpiana, edemas pós traumáticos e microtraumatismos repetidos.

Etiologias não traumáticas são variadas. Dentre elas, encontram-se as lesões da artéria ulnar (aneurismas). Outras causas encontradas são as anomalias musculares. Como exemplos: o músculo palmar cutâneo e o adutor do quinto dedo, assim como a anomalia do ligamento piso-unciforme são causas conhecidas de compressão do nervo ulnar no canal de Guyon.

As malformações ósseas, principalmente do osso ganchoso também podem levar a compressão do nervo ulnar no punho.

Sintomas

Reconhecem-se três tipos básicos de compressão do nervo ulnar no canal de Guyon. O tipo I onde a compressão acontece no 1/3 inicial do canal, levando a sintomas sensitivo e motor. Neste caso, o paciente apresenta garra dos quarto e quinto dedos.Não há distúrbios sensitivos na região do ramo sensitivo dorsal.

No tipo II, somente o ramo motor será comprimido, não havendo distúrbios de sensibilidade.Neste caso o paciente apresenta garra ulnar, com sensibilidade preservada.

O tipo III se trata de uma compressão apenas dos ramos sensitivos, provocando distúrbios de sensibilidade na área palmar do nervo ulnar, não havendo garra ulnar.

Diagnóstico

Dor, dormência no território do nervo ulnar e choque, sinal de Tinel ao nível do túnel ulnar. Em casos mais graves: atrofia da mão, mão murcha, garra ulnar os 4º e 5º dedos não estiram totalmente.

Sinal de Froment - impossibilidade de segurar um papel entre o polegar extendido e o indicador sem fechar a falange do polegar. Isso ocorre pela paralisia do músculo adutor do polegar, que junta o polegar contra o indicador e o polegar compensa com o uso do músculo longo flexor do polegar que não está paralisado uma vez que é inervado pelo nervo mediano, que flete a falange distal.

A ENMG Eletroneuromiografia mostra o retardo de condução nervosa, o aumento da latência e a diminuição da amplitude.

Tratamento

O tratamento é basicamente cirúrgico com descompressão do nervo ulnar no canal de Guyon. A incisão pode ser feita de maneira sinuosa, centrada sobre a região mais lateral da mão. Os agentes causadores da compressão, como cistos sinoviais devem ser ressecados. Deve-se corrigir as deformidades causadas pelas fraturas e luxações do carpo e dos ossos do antebraço no seu 1/3 distal. As lesões da artéria ulnar ou são reparadas ou ressecadas.