ENMG

A Eletroneuromiografia (ENMG) é um estudo da função dos nervos e músculos. Por ser um exame funcional, é necessário haver a estimulação dos nervos e músculos.
Divide-se em duas etapas:
1ª) Estudo da neurocondução motora e sensitiva: nessa etapa são aplicados estímulos nos nervos em pontos estabelecidos previamente que serão sentidos pelo paciente como choques. São gerados gráficos que serão detalhadamente estudados, avaliando-se dados como latência, amplitude, duração e morfologia da onda. Mede-se a distância entre o ponto estimulado e o captado para que se possa calcular a velocidade de condução do estímulo através do nervo;
2ª) Eletromiografia: é a avaliação da função muscular. É realizada assepsia da região antes de inroduzir a agulha descartável que faz a captação da atividade muscular em repouso e, com a colaboração do paciente, em contração. Avalia-se a atividade em repouso (é normal que se tenha o silêncio elétrico) e, em contração, os potenciais gerados, sobretudo amplitude, duração, morfologia e padrão de recrutamento. O estudo de movimentos involuntários, como tremores, também pode ser realIzado.

As recomendações para realização da ENMG são:
1. Alimentar-se normalmente, assim como tomar as medicações usuais;
2. Não passar óleos ou hidratantes na pele;
3. Se o exame for dos membros inferiores, vestir bermuda ou saia. Se for dos membros superiores, retirar anéis, pulseira, relógio;
4. Trazer exames anteriormente realizados (ENMG, Ressonância ou Tomografia de coluna);
5. Informar se estiver em uso de medicação anticoagulante;
6. Se usar marcapasso ou desfibrilador implantado, o exame só será realizado com a autorização do cardiologista;
7. Se usar neuroestimulador, só será realizado com autorização do neurologista/neurocirurgião;
8. Se utiliza Mestinon, recomenda-se que suspenda o uso 24h antes do exame, porém com a autorização do médico responsável.
9. O resultado será entregue após 72 horas úteis.

Na Neuroservice realiza-se:
1. ENMG dos membros superiores;
2. ENMG dos membros inferiores;
3. ENMG dos quatro membros;
4. ENMG da face;
5. ENMG com testes de Estimulação Repetitiva.