Síndrome Túnel Carpo

S�ndrome do T�nel do Carpo (STC) corresponde a compress�o do nervo mediano no canal do carpo, da perda de sensibilidade do territ�rio sensitivo do nervo mediano, d� dor de predomin�ncia noturna, falta de for�a, soltar objetos da m�o.

O aumento de volume dentro do canal do carpo, conte�do - tend�es, continente - tumores, cistos, anomalias musculares, provoca a compress�o do nervo mediano. A incid�ncia homem/mulher para a s�ndrome do canal carpiano varia de 2:1 a 6:1.

Bilateralidade ocorre em 58% dos casos.

H� dois picos de idade entre 25 a 30 anos e 40 a 60 anos.

O primeiro pico pode ser explicado por problemas ocupacionais e o segundo por fatores hormonais, como menopausa, reposi��o hormonal e o uso de anti-conceptivos.

Tenossinovite cr�nica n�o espec�fica, Tenossinovite inflamat�ria, Tenossinovite hormonal

Compress�es agudas, Doen�as sist�micas.

Hoje � discutido se a STC - SCC � ligada ao trabalho de for�a ou repetitivo. Sabe-se que nas grandes s�ries publicadas, apenas cerca de 20% dos pacientes afetados s�o do sexo masculino, havendo muito mais homens do que mulheres em trabalho de for�a e repetitivo.

A causa hormonal ligada a gravidez, 3� m�s ou ap�s o nascimento est� presente em 45% das mulheres.

Doen�as sist�micas como a gota, artrite reumatoide, mixedema (doen�a da tire�ide), acromegalia (crescimento exagerado), amiloidose, insufici�ncia renal cr�nica.

Diagn�stico

Teste de Phalen - Dobrar punhos para baixo (foto) por 30 a 60 segundos desencadeia o formigamento (parestesia) no territ�rio do nervo mediano. � positivo em 80% dos casos.

Teste de Tinel - dor e ou choque � press�o na regi�o proximal do canal do carpo, positivo em 50% dos casos.

Ultra-sonografia do punho: exame simples, barato, n�o invasivo que mostra o aumento do volume dos flexores, abaulamento do retin�culo dos flexores, presen�a de tumefa��es an�malas e aumento de volume do nervo mediano. NORMAL= at� 10mm

ENMG - Eletroneuromiografia - que procura sinais precoces de denerva��o da musculatura tenar, o tempo de condu��o el�trica motora medido pelo tempo de lat�ncia distal (NORMAL de 2,4 a 4,5 m/s) e a lat�ncia sensitiva (NORMAL de 2,2 a 3,6 m/s). Quando a lat�ncia � maior. Em muitas s�ries publicadas, em torno de 8% os paciente t�m um ENMG normal.

RNM - Ress�nancia Nuclear Magn�tica - Exame de �ltima gera��o que mostra de maneira precisa todo o conte�do anat�mico normal e anormal do canal do carpo.

Tratamento

Imobiliza��o - n�o previne a les�o, apenas protege o nervo quando j� atento, diminuindo seu traumatismo nos movimentos de flexo extens�o. O punho deve estar em posi��o neutra.

Medicamentos - Anti-inflamat�rio n�o hormonal (AINH) oral e Cortic�ides injet�veis.

Fisioterapia: exerc�cios de deslizamento podem ser usados para aliviar os sintomas da compress�o nervosa.

Cirurgia: pode ser realizada pelos m�todos abertos e fechados.